Venha conhecer. Consulte as condições através dos nossos contatos.

Venha conhecer. Consulte as condições através dos nossos contatos.

Venha conhecer. Consulte as condições através dos nossos contatos.

Castelo de Vide e Marvão 

Vila de Marvão: 

A utilização dos rochedos de Marvão para refúgio de povoações assoladas por povos invasores, como atalaia ou como ponto estratégico em termos estritamente militares, datará, pelo menos, do período romano.

Aqui vamos conhecer, entre outros pontos de interesse, o Centro Histórico da Vila de Marvão, as suas ruas típicas, os antigos Paços do Concelho, o Pelourinho, e o Castelo.

A Vila de Marvão localiza-se em Portugal, na região Alentejo e sub-região do Alto Alentejo, situada no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros. Fica a 120 minutos de Coimbra.

Realizaremos um passeio às lindíssimas Vilas de Castelo de Vide e Marvão, com partida de Coimbra, em transporte exclusivo e com guia privativo.

Castelo de Vide:

Castelo de Vide é uma vila portuguesa da região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo com cerca de 2 300 habitantes. Fica a 10 Km da Vila de Marvão, na estrada que liga esta região a Coimbra.

O castelo rodeado pelo casario branco, destacando-se na paisagem verde é a primeira surpresa para o visitante.

Mas a surpresa maior esconde-se dentro da vila, nas suas ruas que guardam intacta a atmosfera de um tempo medieval.

Afonso Sanches, filho do Rei D. Afonso III, iniciou obras de reconstrução das muralhas que foram continuadas pelo seu irmão, Rei D. Dinis, ficando finalmente concluídas no reinado de D. Afonso IV.

Estes melhoramentos dotavam esta praça de melhores condições defensivas alargando a cintura de muralhas.

Uma linha de novas muralhas englobou a cidadela e o aglomerado populacional. Todos estes reforços no sistema defensivo são indicativos da crescente importância que Castelo de Vide representava em termos estratégicos.

Em 1276 Castelo de Vide libertou-se do termo de Marvão para formar o seu próprio concelho.

Lentamente ocorre a expansão urbana fora das muralhas do castelo, ainda durante o século XIV. A fundação de várias igrejas e ermidas extramuros estabeleceram com o castelo eixos preferenciais de estruturação da paisagem. E daqui nasceu esta belíssima vila de Castelo de Vide.